terça-feira, 25 de junho de 2013

RUBEM BRAGA GANHA LIVRO HOMENAGEANDO SEU CENTENÁRIO

Será realizado neste sábado (29), o lançamento do livro ilustrado “Olhar do Braga sobre Cachoeiro”, obra que marca o centenário de nascimento do cronista capixaba Rubem Braga. O Banestes apoia o evento, que será realizado às 18 horas, na Casa dos Braga, sobrado da família onde o escritor passou sua infância, em Cachoeiro de Itapemirim. Leia mais conferindo a matéria completa.

Divulgação/ Governo do Estado

Livro sobre Rubem Braga homenageia centenário de nascimento do cronista capixaba

Entre os convidados para o lançamento estão o governador Renato Casagrande; o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione; empregados do Banestes, além de familiares do cronista, secretários estaduais e municipais, entre outros.
A Casa dos Braga abriga, atualmente, a Biblioteca Municipal. Seu acervo contém várias obras do renomado cronista e de seu irmão, Newton, também escritor.
O “Olhar do Braga sobre Cachoeiro” reúne uma seleção de 35 crônicas em que o “Sabiá” revela, de forma referencial ou simbólica, plurais nuances de uma Cachoeiro ao mesmo tempo interiorana e universal. A seleção e organização dos textos ficaram a cargo de Marcelo Grillo, Fernando Gomes e Maria Elvira Tavares Costa. O projeto gráfico e as ilustrações são de Diego Scarparo.
Também estão na obra o velho pé de fruta-pão, o rio Itapemirim, o cachorro “Zig”, o córrego Amarelinho, a fábrica de pios e toda sorte de “gente de Cachoeiro”, entre outras referências. É a primeira publicação da singular obra de Rubem Braga, contendo  exclusivamente textos que fazem menção à terra natal.
 
Também apoiam a publicação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a organização Foz do Brasil e Unimed Sul Capixaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário