quarta-feira, 19 de junho de 2013

TUDO SOBRE 'UNIVERSIDADE MONSTROS' QUE ESTREIA SEXTA FEIRA NOS CINEMAS CAPIXABAS

Mike e Sulley estão de volta! A atrapalhada dupla de monstros que surgiu em 'Monstros S.A.' está agora em nova aventura. 'Universidade Monstros' foca na juventude dos dois personagens, numa época em que ambos ainda frequentavam a faculdade. Muitas aventuras desta época, claro, acontecem. Confira mais sobre o filme lendo a matéria abaixo.

Por Rafael Braz


'Universidade Monstros' estreia nesta sexta com história prévia a 'Monstros S/A'

Animação resgata o início da amizade de Mikey e Sulley e suas aventuas na faculdade

Desde o lançamento de “Toy Story”, em 1995, a Pixar ganhou fama por praticamente não errar. A lista de seus acertos é enorme e tem obras-primas como “Monstros S.A” (2001), “Procurando Nemo” (2003), “Ratatouille” (2007), “Wall-E” (2008), “Up” (2009) e “Toy Story 3” (2010). Até quando não foi brilhante, a Pixar conseguiu produzir boas obras como “Vida de Inseto” (1998), “Os Incríveis” (2004) e “Valente” (2012).

Algo que vale notar nos filmes elencados acima é que, exceção feita aos filmes da trilogia “Toy Story”, a Pixar sempre se recusou a voltar ao mesmo universo, muito em função do segundo filme da saga de Woody, Buzz Lightyear e companhia, que, apesar do sucesso, não era tão bom quanto o primeiro. Quando foi absorvido de vez pela Disney, em 2006, o contrato obrigava o estúdio e retomar algumas séries de sucesso.

O saldo dessa obrigação, por enquanto, ainda é uma incógnita. Tivemos o incrível “Toy Story 3”, primeira animação indicada ao Oscar de Melhor Filme, mas também assistimos ao medíocre “Carros 2” (2011), continuação do filme mais fraco produzido por eles até então.

Monstros

Para, enfim, desequilibrar esta balança, a Pixar traz de volta uma de suas duplas mais simpáticas: Mike e Sulley, os divertidos monstros que “assustavam” crianças em “Monstros S.A”. “Universidade Monstros”, que tem estreia mundial e chega ao Estado nesta sexta-feira, é, na verdade, um prelúdio de “Monstros S.A”.

O estreante Dan Scanlon, sob a produção do veterano John Lasseter, dirige o longa e co-assina seu roteiro ao lado de Robert Baird e Daniel Gerson, responsáveis também pelo primeiro filme.

A nova aventura coloca Mike (Billy Crystal) e Sulley (John Goodman) como dois jovens monstros calouros na universidade que dá título à animação, local onde devem aprender a assustar para, assim, manter o bom funcionamento do mundo em que vivem.

A grande diferença é que, agora, eles não são amigos, pelo contrário, funcionam até como antagonistas no longa. Pequeno, frágil e apegado à mãe, Mike acaba se tornando alvo do popular Sulley.

Divulgação

Diferenças

Acontece que o primeiro é apenas um pequenino monstro verde de um olho só, e precisa estudar e se dedicar para se tornar um assustador. O jovem Sulley, por sua vez, já é enorme, possui um rugido feroz e vem de uma tradicional família de assustadores, ou seja, é um assustador nato e, por isso, prefere as brincadeiras aos livros.

Em uma trama cheia de referências a filmes juvenis sobre o Ensino Médio estadunidense, os dois acabam sendo obrigados a competir juntos e se unem a outros monstros para evitar que a Universidade sofra um grande golpe. Quando aprendem a lidar com as diferenças, nasce uma grande amizade.

A animação traz de volta outros monstros como Randy Boggs (Steve Buscemi, o vilão do primeiro filme) e também apresenta novas criaturas

Um dos grandes questionamentos que deve ser feito acerca do longa é como a ausência de um elemento humano como a adorável Boo, do filme de 2001, vai refletir nas telas. A Pixar se caracterizou, ao longo dos anos, por misturar bem a comédia e elementos dramáticos capazes de fazer marmanjos agradecerem pelos óculos 3D. De qualquer forma, se existe uma produtora que merece um voto de confiança, esta produtora é a Pixar. Voltar ao universo de “Monstros S.A” parece uma escolha acertada, pois é um mundo cheio de possibilidades e personagens divertidos.

Universidade Monstros
Comédia/Animação. (Monsters University, EUA, 2013, 110 min.)
Direção: Dan Scanlon
Elenco: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Nathan Fillon, Helen Mirren.
Sexta-feira nos cinemas.
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário