sexta-feira, 21 de junho de 2013

O FIM DE MARCELO ADNET

Matéria especial: Descubra os sete erros que levaram o programa 'O Dentista Mascarado', protagonizado pelo comediante Marcelo Adnet, a ser um dos maiores fracassos do ano da TV Globo.


O fim do que não deveria nem ter começado
Erro de estratégia faz Globo desperdiçar Marcelo Adnet

Onde foi que eu errei? O bordão repetido pelo pai de Dinho (Jorge Dória e Lúcio Mauro Filho respectivamente) no programa 'Zorra Total', também da TV Globo, se aplica a tudo, a exatamente tudo mesmo, envolvendo o programa 'O Dentista Mascarado' exibido pela emissora carioca e que se encerra hoje. A pergunta que abre essa matéria especial deve ter sido feita pela própria TV, pelos roteiristas Alexandre Machado e Fernanda Young e pelo próprio Marcelo Adnet, provavelmente logo após a exibição do primeiro episódio. Sem graça, o seriado foi um fracasso de público e crítica. Confira os sete erros capitais que contribuíram para o fracasso da série.

Sheila e Sérgio serão a única esperança de Paladino (Foto: O Dentista Mascarado / TV Globo)

One hits wonders do humor

'One hit wonder' (maravilha de um único sucesso, em tradução adaptada) é um termo aplicado a um artista ou banda que fica conhecido por ter somente um sucesso na carreira. Pois este termo se aplica à dupla de roteiristas Alexandre Machado e Fernanda Young que até hoje gozam do sucesso da ótima 'Os Normais', exibido nos idos de 2001. Desde então o que a dupla fez foi, no mínimo, abaixo, do que produziram na famosa série protagonizada por Luís Fernando Guimarães (O Sistema, Os Aspones e Separação?!? que vieram depois, que o digam). Logo a Globo continuar investindo na dupla foi o primeiro erro que abre nossa galeria.

Adalberto Paladino acaba preso após confissão (Foto: O Dentista Mascarado / TV Globo)

Mais do mesmo

Alexandre e Fernanda parecem que usam, basicamente, a mesma fórmula de escrever. Se em 'Os Normais' ela tinha cheiro de novidade, nas outras séries da dupla o jeito se tornou cansativo. Depois de oito (número de séries escritas pós Normais), digamos, livres adaptações de 'Os Normais' parece que o público cansou.

Paladino (Marcelo Adnet) e Sergio (Leandro Hassum)

Sem rumo

Talvez por escrever séries tão parecidas uma com a outra, que a dupla de roteiristas pareceu tão confusa na concepção de que e para quem 'O Dentista Mascarado' se destinaria. Enquanto em outras séries isso ficou bem estabelecido (em 'Os Aspones' , por exemplo, humor adolescente e simples; em 'O Sistema' humor "refinado" e adulto; e em 'Macho Man' humor escatológico e escancarado) na série protagonizada por Adnet, o casal de roteiristas, atirou para todos os lados. Momentos escatológicos de péssimo gosto, vinham após situações que prezavam por um suposto refinamento no humor. Resultado? Nem adolescentes, nem adultos, nem ninguém curtiu a série.

Marcelo Adnet engana durante gravação de stand-up paddle (Foto: O Dentista Mascarado / TV Globo)

Adnet no lugar e hora errada

A vinda de Marcelo Adnet para a Globo era carta marcada e aconteceu na hora certa. Mas a escolha do comediante para protagonizar uma série foi um erro quase fatal. Adnet não é ator (o fiasco no filme 'Os Penetras' que o diga) e ele só se sobressai interpretando personagens estereotipados ou, principalmente, improvisando, onde dá show. Logo, o ideal era mantê-lo de stand by, esperando o momento (e programa) adequado para que ele fizesse sua estreia pela emissora.

Sheila (Taís Araújo) e Paladino (Marcelo Adnet) se infiltram em hospital para resgatar Sérgio (Leandro Hassum)

Falta de humildade

Em time que está ganhando não se mexe, mas em time que está perdendo se mexe, e rápido! Mas não é que 'O Dentista Mascarado' começou, mediou e terminará igual (e ruim)? Uma mudança, especialmente no roteiro, poderia vir a calhar, mas nada foi feito. Havia, sim, uma real possibilidade de "salvar" o programa, mas... No penúltimo episódio, apenas 9 pontos de audiência foram marcados, por exemplo. Poderiam ser mais não é?


Fãs do Adnet

Por incrível que pareça, os fãs do Adnet contribuíram, e muito, para o "falimento" do programa. Isso porque estes o conheciam, e o admiravam, pelo que ele fazia na MTV (interpretando personagens estereotipados e improvisando), onde era rei. Ao chegar À Globo e fazer quase o oposto, Adnet frustou os fãs que se voltaram contra o programa sem sequer lhe dar uma chance de tentativa de melhora. O sucesso que Adnet está fazendo no 'Fantástico' era o que o seu público queira e que não tinha até então.


Globo: O Cemitério do humor

Definitivamente o que há de melhor no humor na TV está em todos os lugares, menos na Globo. O canal tem uma fórmula engessada de humor, politicamente correto demais, que faz com que a nova audiência, ávida por novidades, se bande para outras emissoras ou internet. Adnet, por exemplo, não poderá imitar Ronaldo Esper ou Silvio Santos na "Vênus Platinada". Essa falta de liberdade contribui certeiramente para que a Globo tenha somente o combalido 'Zorra Total' como programa genuinamente de humor (as séries tem outros elementos como romance ou drama em seu enredo). Ter 'Zorra Total' como carro-chefe do humor, definitivamente carimba a falta de traquejo da Globo com as risadas.   

2 comentários:

  1. Os aspones foi tão fenomenal que chegou inclusive a incomodar a elite e politicos da epoca...cuidado com o que escreve! os normais nem se fala, é fenomenal! E o adnet, oportunidades não lhe faltarão pra mostrar seu talento...

    ResponderExcluir