quarta-feira, 26 de junho de 2013

CACÁ CARVALHO SE APRESENTA NO TEATRO CARLOS GOMES NESTE FIM DE SEMANA. SAIBA MAIS

Cacá Carvalho, mais conhecido como o personagem "Jamanta" em duas novelas da TV Globo, estará em Vitória, de sexta a domingo, no Teatro Carlos Gomes com um espetáculo que nada tem a ver com o famoso personagem da TV. Trata-se da "Trilogia Pirandello'", um apanhado de três distintas histórias dramáticas. Saiba mais lendo a matéria completa.  

Por Tiago Zanoli

Lenise Pinheiro/Divulgação

Cacá Carvalho encena três peças adaptadas da obra de Pirandello

Os espetáculos foram concebidos a partir de diferentes textos do Nobel de Literatura

Apesar de boa parte do público associar Cacá Carvalho ao personagem cômico Jamanta, por ele interpretado em duas novelas da Globo – “Torre de Babel”, de 1998, e “Belíssima”, de 2005 –, o ator vem de uma bem-sucedida e premiada carreira no teatro. Somente à obra do escritor e dramaturgo italiano Luigi Pirandello (1867-1936) são 20 anos de dedicação, que deram origem a três peças.

São elas “O Homem com a Flor na Boca”, “A Poltrona Escura” e “umnenhumcemmil”, com as quais Cacá tem circulado pelos palcos do país por meio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Agora é a vez de os capixabas conferirem as peças, apresentadas de sexta a domingo no Teatro Carlos Gomes, em Vitória.

Concebidas em épocas distintas, hoje essas peças compõem a “Trilogia Pirandello”, e toda a dramaturgia foi escrita a partir de diferentes obras do italiano ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Inclui um texto teatral, novelas e o último romance de Pirandello: “Um, Nenhum e Cem Mil”, publicado no Brasil pela Cosac Naify.

“O Homem com a Flor na Boca” veio primeiro, em 1993, e não havia pretensão de se criar uma trilogia teatral. De acordo com Cacá, em entrevista ao C2, o diretor Roberto Bacci propôs a ele fazerem a montagem desse texto teatral de Pirandello. “Eu estava na Itália, e ele achou que eu precisaria de um trabalho que tivesse não apenas qualidade, mas também maleabilidades, e me permitisse sobreviver de minha arte da forma mais simples possível”, conta.

A peça foi originalmente escrita para dois atores, mas a nova dramaturgia, de Stefano Geraci, mudou-a, criando uma nova forma de encenação. Cacá interpreta um dos personagens, enquanto o papel de “ouvinte” exercido pelo segundo cabe aos espectadores do teatro. “Nesse espetáculo, o público todo está em cima do palco comigo, pois preciso que ele aconteça em um equivalente a uma sala de espera, onde as pessoas são confinadas e obrigadas a esperar. Eis que chega uma pessoa com necessidade de falar sobre si e sobre a vida. O público ali serve de motor da encenação.”

Sequências
A segunda peça nasceu em decorrência do sucesso da primeira. Ainda na Itália, sugeriram a Cacá e Bacci trabalhar em um novo espetáculo, agora adaptando novelas de Pirandello. Três foram escolhidas – “Os Pés na Grama”, “O Carrinho de Mão” e “O Sopro” –, originando, em 2003, a peça “A Poltrona Escura”.

“Esses textos fazem parte de um grupo de novelas nas quais Pirandello exercitou um olhar sobre o ser humano de modo muito cruel, divertido e, ao mesmo tempo, amoroso. São as novelas de humor negro, que refletem sobre a questão da máscara social. Quantos somos? Qual deles realmente vivemos?”

O terceiro, que estreou em 2012, adaptado do romance, retoma uma relação com a plateia similar à da primeira peça. Um pequeno grupo de espectadores é convidado ao palco e se torna ouvinte de um homem que anula sua identidade, construída socialmente, para conceber uma nova, sem aquelas heranças. Em conjunto, as peças fazem uma profunda reflexão acerca da condição humana. Característica marcante na obra de Pirandello.

Trilogia Pirandello
Com: Cacá Carvalho

O Homem com a Flor na Boca
Quando: sexta, às 21 horas

A Poltrona Escura
Quando: sábado, às 21 horas

Umnenhumcemmil
Quando: domingo, às 19 horas
Onde: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória
Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira), assinantes de A GAZETA pagam meia-entrada
Vendas: na bilheteria do teatro e no site www.ingresso.com
Informações: (27) 3132-8398 e www.wbproducoes.com
Fonte: A GAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário