terça-feira, 18 de junho de 2013

MATÉRIA ESPECIAL: HARLAN COBEN - UM NOVO CONAN DOYLE?

Muitos ainda não conhecem e alguns poucos já devem ter ouvido falar. Harlan Coben, escritor norte americano, tem se transformado no maior fenômeno de venda literário no mundo. Pautado quase que exclusivamente em livros de mistério, é na série do detetive Myron Bolitar que ele tem seus melhores momentos. Livro de detetive... De qualidade... Hum... Será que estamos de frente a um novo Arthur Conan Doyle? Confira mais sobre o autor na matéria abaixo.

Por Sandro Bahiense

Harlan Coben

Um mestre do suspense
Livros de mistério de Coben já venderam mais de 50 milhões de exemplares

Harlan Coben já vendeu incríveis 50 milhões de exemplares de seus livros mundo afora (estima-se que foi traduzido para mais de 41 idiomas), tendo como principal personagem o detetive Myron Bolitar. Contudo, em seus outros romances, com outros personagens, uma marca especialmente o caracteriza: O mistério.

Myron Bolitar

Aclamado pelo público e crítica desde seu primeiro livro, Coben chegou ao ápice da carreira quando trouxe pela primeira vez a seus livros a figura do detetive Myron Bolitar, um ex atleta que tem uma agencia de marketing esportivo, mas que, paralelamente, serve como QG para que Bolitar descubra crimes que envolvam celebridades do esporte.

Myron Bolitar surgiu pela primeira vez em  'One False Move' em 1998. O livro fez grande sucesso na Grã-Bretanha, mas não chegou a ser lançado no Brasil. Contudo, uma sequência de acontecimentos, e que desencadeou no surgimento de best-sellers um atrás do outro, surgiu a partir de 'Quebra de Confiança' de 2011. A ordem da 'série Myron Bolitar' é a seguinte:

1- Quebra de Confiança 
2 - Jogada Mortal 
3 - Sem Deixar Rastros 
4 - O Preço da Vitória 
5 - A Promessa 
6 - Quando Ela se Foi 
7 - Alta Tensão

Além desses, Bolitar aparece exatamente em  'One False Move' de 1998 em 'The Final Detail' de 1999 e em 'Darkest Fear' de 2000, todos sem tradução para o português e sem ligação de acontecimentos com os sete livros listados acima.

Resumos
Alta tensão
Em Alta tensão, Harlan Coben coloca seu personagem mais premiado frente a frente com segredos que destruíram vidas.

Jogada mortal
Myron Bolitar tenta encontrar o assassino de uma tenista e se torna um obstáculo para a máfia, um político poderoso e uma família influente.

Preço da vitória, O
Quando o filho da golfista nº 1 do rankig desaparece, Myron Bolitar se vê mais uma vez atuando como detetive.

Quando ela se foi
Uma história com o detetive Myron Bolitar, que rendeu diversos prêmios a Harlan Coben.

Quebra de confiança
O primeiro caso de Myron Bolitar nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de atletas.

Sem deixar rastros
Myron Bolitar volta ao basquete profissional para investigar o desaparecimento de um antigo rival

Crítica

Lí a série Myron Bolitar e posso garantir que realmente é de ótima qualidade. Fiquei reticente quanto a obra de Coben depois de descobrir que o mesmo é um "escritor compulsivo" com lançamentos de livros muito próximos um do outro. Porém, neste caso, quantidade é proporcional a qualidade.

Myron Bolitar é um ex jogador de basquete que larga o esporte após uma terrível contusão que o desabilita a jogar, logo ele cria uma agencia para cuidar da carreira de atletas (que depois vira uma agencia para celebridades) em parceria com o financista Win, a publicitária e ex lutadora de vale tudo Esperanza e a secretária e também ex lutadora de vale tudo Big Cindy. 

Todos esses personagens teoricamente exóticos dão um charme especial à trama, que quase em todo o tempo se pauta no mistério e suspense. Em seus primeiros livros Coben focou em acontecimentos que envolviam o mundo dos esportes ('Sem deixar rastro' em que Bolitar volta a jogar na NBA é ótimo!), mas depois foca em acontecimentos do mundo da celebridades ('Alta tensão', por exemplo, tem um paralelo que nos lembra bastante a banda fake 'Milli Vanilli') que também são ótimos. 

Paralelo à tensão, o livro abre espaço para o humor, seja ele rasgado nas espalhafotices de Big Cindy, ou no humor negro do misterioso assistente de Myron, Win. Todo o livro é narrado em terceira pessoa, mas os pensamentos de Bolitar nos são expostos, nos colocando sempre com o raciocínio do detetive.

De fato a série é viciante, uma vez que Coben nos revela partes importantes do mistério a cada capítulo. Além de bem escrito, os mistérios tem soluções engenhosas e plausíveis e apesar de nutrir um ou outro argumento para o livro seguinte, não nos obriga a ler a série na ordem em que foram lançadas (eu, por exemplo, não lí nenhum livro na ordem e os entendi sem problemas).

Particularmente adoro livros de mistério e admito, sem exageros, que desde Sherlock Holmes, de Conan Doyle, que não me empolgo tanto com um detetive. É óbvio que a genialidade de Doyle não se compara, mas me permito dizer que Harlan Coben é um discípulo de muita qualidade do britânico.


Estranho muito Hollywood ainda não ter bebido da fonte de Coben. Um único filme, francês, foi lançado sobre uma de suas obras. Trata-se de  'Não conte a ninguém', que foi estrelado por François Cluzet e Kristin Scott Thomas (foto acima). O filme foi o top box office filme em língua estrangeira do ano nos EUA, e ganhou o Lumière (Globo de Ouro francês) de melhor filme e foi indicado para nove Cesars (Oscar francês) e venceu quatro, incluindo o de melhor ator, melhor diretor e melhor música. Dizem que uma adaptação americana está em pauta, aguardemos...


Além da série Myron Bolitar, lí também 'Cilada' que é considerado por muitos fãs como o melhor livro de Coben (achei 'Sem deixar rastro' melhor). O livro tem a mesma pegada dos da série Bolitar e me deixou instigado a continuar lendo outros romances de Coben. Indico!

Outros livros de Harlan Coben lançados no Brasil

Não Conte a Ninguém 
Desaparecidos para sempre
Não Há Segunda Chance
O Inocente
Silêncio na Floresta)
Confie em Mim 
Cilada
Fique Comigo

Fontes: Wikipedia, Editora Arqueiro, Site oficial, e Blog Livros recomendados

Nenhum comentário:

Postar um comentário