quinta-feira, 13 de junho de 2013

TUDO SOBRE 'ALÉM DA ESCURIDÃO: STAR TREK' QUE ESTREIA NESTE FIM DE SEMANA NO ESTADO

Nesta sexta-feira estreia no estado a mais nova aventura de Capitão Krik, Spock e companhia nas telona. Trata-se da décima segunda versão de 'Star Trek' batizada de 'Além da Escuridão'. Saiba mais sobre o filme lendo a matéria abaixo.

Por Rafael Braz


No 12º filme da série, 'Star Trek' busca novos espectadores

Filme estreia nesta sexta-feira e atualiza as aventuras de Kirk e Spock para as novas gerações

J.J. Abrams é o cara do momento em Hollywood. No posto onde nenhum homem jamais esteve, ele assumiu o comando de duas das franquias mais queridas da agora tão popular comunidade nerd: “Star Wars” e “Star Trek”.

O sucesso na produção das séries “Felicity”, “Alias” e, mais tarde, “Lost” o credenciou para dirigir o bom “Missão: Impossível 3” (2006). Não demorou para que ele realizasse um antigo sonho e resgatasse do limbo as aventuras de Kirk, Spock e a tripulação da nave USS Enterprise. Dirigido por Abrams em 2009, “Star Trek” é um bom filme, que não apenas trouxe a franquia para os novos tempos como também respeitou o cânone – e, assim, não mexeu no vespeiro dos fãs. O filme, no entanto, foi sucesso de crítica, mas não de bilheteria. Teria ficado restrito aos fãs originais?

Com isso mente, Abrams se viu obrigado a realizar uma continuação que funcionasse sozinha, sem grandes ligações com a trama anterior, e é isso o que acontece em “Além da Escuridão: Star Trek”, em pré-estreia no Estado.

Divulgação

Após um divertido reencontro do público com Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto), Uhura (Zoe Saldana), Scotty (Simon Pegg), Bones (Karl Urban) e o resto da trupe, a trama começa a se desenvolver. Um atentado arquitetado pelo misterioso John Harrisson (Benedict Cumberbatch, de “Sherlock”) demonstra a fragilidade da Tropa Estelar. Cabe à tripulação da Enterprise, em uma missão confidencial, fazer Harrisson pagar pelos crimes que cometeu.

Como no filme de 2009, o roteiro tem foco na interação entre Kirk e Spock. Emotivo e impulsivo, o primeiro não hesita em tomar decisões apressadas, enquanto o volcano é pura razão. Os interessantes embates entre o capitão e seu braço direito são acompanhados de perto pelo resto da trupe que, exceção feita a uma sequência em que Uhura se mostra importante, apenas faz figuração.


Destaque
Pine e Quinto repetem as boas atuações do filme anterior, mas é o personagem de Cumberbatch que conquista o público e até leva a torcida para seu lado. O ator claramente construiu o vilão inspirado no Coringa de Heath Ledger em “Batman: Cavaleiro das Trevas” (2008). Harrisson é misterioso, ameaçador e possui motivações reais. Abrams entende que o público precisa se sentir especial e constrói paralelos facilmente identificáveis entre Kirk e o vilão.

O único problema é que o filme se preocupa demais em repetir acontecimentos dos clássicos da franquia. Algumas menções parecem ter sido inseridas apenas para agradar aos fãs antigos e, aos olhos dos novos espectadores, parecem artificiais.

Realizado para as novas gerações, “Além da Escuridão” não faz feio, mas seria mais bem aproveitado se, tal qual seu antecessor, aproveitasse o leque de possibilidades criativas oferecido pela “realidade paralela” para criar novas aventuras e não apenas homenagear os melhores momentos já produzidos por “Star Trek”.

O essencial de "Star Trek"

A Série Original: 1966-1969
Com William Shatner e Leonard Nimoy como Kirk e Spock, a série contava as aventuras da USS Enterprise e a audaciosa missão de ir onde nenhum homem jamais esteve. Foi bem com o público, mas acabou cancelada por falta de audiência.

O Filme: 1979
Embalados pelo sucesso de filmes como “Star Wars” (1977) e “Contatos Imediatos de 3º Grau” (1977), a Paramount logo resgatou sua franquia de ficção científica. Trazia de volta o elenco principal da série e, apesar do sucesso, ficou aquém das expectativas de retorno.

“A Ira de Khan” e a busca por Spock: 1982-1986
Feito com pouco recurso e conta com efeitos especiais terríveis. Isso, no entanto, não impede que ele seja até hoje considerado o melhor da série. Sua conclusão deu origem aos filmes seguintes, que contam com uma das sagas mais legais da ficção científica em dois filmes dirigidos pelo próprio Leonard Nimoy.

A Nova Geração: 1987-1994
Com novas tripulações, a série voltou à TV, onde teve algumas outras encarnações. A mais importante e influente foi a liderada por Patrick Stewart, que até hoje é lembrada com carinho pelos fãs.

Além da Escuridão: Star Trek
Aventura/Ficção científica. (Star Trek Into Darkness, EUA, 2013).
Direção: J. J. Abrams.
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Benedict Cumberbatch, Zoe Saldana, Simon Pegg, John Cho, Anton Yelchin, Peter Weller.
Cotação: ***
Retirado na íntegra de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário