quinta-feira, 13 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO SOBRE VILLA-LOBOS SERÁ ABERTA NESTA SEXTA.


A exposição "Viva Villa! Pelo Brasil", sobre a vida e obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, chega a Vitória nesta sexta-feira (14). A mostra, que viaja o país, será montada no Armazém 5 do Porto de Vitória e permanecerá aberta à visitação gratuita até o dia 7 de julho
Por meio de imagens, textos, vídeos e muita música, a exposição conta a trajetória de Villa-Lobos, considerado um dos maiores compositores das Américas. "Viva Villa! Pelo Brasil" é a maior mostra já realizada sobre a vida e obra do maestro. O objetivo é aproximar o espectador da obra do compositor, que permanece viva no repertório internacional, e refletir sobre as fronteiras entre a música popular e a erudita.
A exposição promete ao espectador um passeio do século XIX até a primeira metade do século XX, com suas revolucionárias transformações, acompanhando a trajetória de vida do maestro no Brasil, em Paris (anos 20) e nos Estados Unidos.
Para o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, é uma honra para Vitória ser incluída no roteiro dessa exposição. "Além de contribuir para divulgar Villa-Lobos, ela propicia ao espectador uma verdadeira viagem pelo universo desse extraordinário compositor", avalia o secretário.
Estarão expostos painéis de textos e imagens ilustrativas, cartazes, pinturas, capas de discos, partituras, instrumentos musicais e objetos pessoais de Villa-Lobos. Em todo o percurso, há o registro musical de suas composições.
Em outra parte da exposição, um trem cenográfico – o Trenzinho Caipira – levará os visitantes a percorrer os caminhos que a música de Heitor Villa-Lobos trilhou até ele ser reconhecido como o "Compositor das Américas".
No "Vagão do Sertão", estão ambientadas imagens do sertão brasileiro e de filmes do cinema novo, como “Menino do Engenho” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, com composições de Villa-Lobos, e que serão projetadas pelas janelas do trem. O "Vagão Paris", de inspiração art-noveau, apresentará imagens projetadas dos locais onde o maestro se hospedava, como no Hotel Bedford.
Já no "Vagão Amazônia/Brasil", na chamada "classe econômica", o público verá os rituais indígenas com as músicas inspiradas nos sons da floresta. Na "primeira classe", estão imagens do anos 1930/40 e dos concertos orfeônicos que o maestro fez pelo país. Nas janelas do "Vagão das Américas", o clima é de cinema, com fotos de Villa Lobos com celebridades e junto a fotos de filmes da época.
A exposição foi idealizada e produzida pela Clan Design, tendo a direção geral de Claudio Fernandes e a curadoria de Fabiano Canosa. Viva Villa! É patrocinada pelo BNDES, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e conta com a parceria de várias instituições. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
SERVIÇO

Exposição Viva Villa! Pelo Brasil
Onde: Armazém 5 do Porto de Vitória, no Centro
Quando: de 14 de junho a 7 de julho – de terça a domingo, das 12 às 18 horas
Entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário