sexta-feira, 1 de março de 2013

ESPECIAL: OS 50 ANOS DE MÔNICA

A verdadeira companheira de infância de várias e várias gerações de crianças brasileiras a personagem Mônica de Maurício de Souza completa hoje 50 anos. Para homenageá-la o Outros 300 divulga matéria especial sobre a dentuça mais querida do Brasil. Confira.

Mônica


Mônica festeja 50 anos de coelhadas com vários projetos em 2013
A personagem dentuça dos quadrinhos é ícone da cultura pop de várias gerações

Em 1959, Mauricio de Sousa, então repórter do jornal “Folha da Manhã” (SP), teve sua primeira tira em quadrinhos aprovada pelos editores. Ela trazia o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. Mais tarde, a dupla perdeu espaço para Cebolinha, que se tornou o dono da “lua” do bairro Limoeiro. Seu reinado, no entanto, durou pouco. Há 50 anos, em 3 de março de 1963, o caminho do menino de cabelos espetados cruzou-se com o de uma baixinha e dentuça com um coelhinho em mãos... E os quadrinhos brasileiros nunca mais foram os mesmos.

A criação mais famosa de Mauricio de Sousa tomou conta não só das tiras do Cebolinha, mas de toda a turma, que logo virou a “Turma da Mônica”, ganhou personagens marcantes e serviu como porta de entrada à leitura para milhões de brasileiros. O quadrinista lembra que foi a personalidade forte da filha Mônica, à época com três anos (leia mais sobre ela abaixo), que o inspirou a criar a menina que se tornaria a arqui-inimiga de Cebolinha. 

As celebrações tiveram início em 2009, com a comemoração dos 50 anos de Mauricio como quadrinista. À época, foi lançado o primeiro volume da série “MSP 50”, livro em que outros quadrinistas brasileiros faziam releituras de seus personagens. A coletânea teve duas sequências, como “MSP +50” e “MSP Novos 50”.

Mônica

Evolução

Após a experiência com a revista “Turma da Mônica Jovem” e seus traços influenciados por mangás japoneses, desde 2008, Mauricio acredita que pode ser a hora de fazer com que a turminha encare também os desafios da vida adulta. 

Para desenvolver a versão adulta da Mônica e de seus amigos, Mauricio já teria contactado o autor de novelas Walcyr Carrasco (“A Padroeira”, “Chocolate com Pimenta”, “Gabriela”), que, no momento, está envolvido com a próxima novela das 21h. 

Curiosidades sobre a baixinha

Publicação
Colorida

O gibi da Turma da Mônica, publicado a partir de 1970, foi primeira publicação infantil colorida no Brasil. No princípio, ela era irmã do personagem Zé Luís, mas o parentesco foi abolido.

Sucesso no Exterior
Quadrinhos

A Turma da Mônica tem gibis e outros produtos lançados em cerca de 40 países, em 14 idiomas, como Itália, Indonésia, Portugal, Vietnã, Espanha, Japão e Alemanha. As tirinhas da trupe são também publicadas em quase 80 jornais do mundo todo.

Unicef
Embaixadora

Mônica foi a primeira personagem, em 2007, a ser nomeada embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A dentuça também ostenta os títulos de embaixadora da cultura e do turismo brasileiros.

Exposição
Nomes famosos

Em 2010, a mostra “Mônica: a Criação do Personagem Brasileiro”, que trazia a turma reinterpretando obras de arte, fez muito sucesso em São Paulo. Esculturas produzidas pelo próprio Mauricio de Sousa, como a obra O Pensador, de Rodin, foram destaques. Há também a mostra “História em Quadrões – Pinturas de Mauricio de Sousa”, na qual o desenhista faz releituras de obras-primas, como a “Mônica Lisa”.



O Ano da Dentuça: 'Ela foi suavizada e eu piorei com o tempo', diz a Mônica da vida real
Ainda muito brava, Mônica tem orgulho de ter inspirado uma personagem querida

MSP/Divulgação

Baixinha, dentuça, gorducha, brava, sempre trajando um vestidinho vermelho e com um coelho de pelúcia em mãos. Para boa parte dos brasileiros, essa descrição tem dona imediata: a Mônica. A personagem de Mauricio de Sousa completa 50 anos neste domingo e sua inspiração, Mônica Spada e Sousa, filha de Mauricio, não poderia estar mais feliz. “

Aos 53 anos, Mônica trabalha diretamente ligada à personagem que inspirou, pois é diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções. O reconhecimento pela personagem até hoje a surpreende, sempre de maneira positiva. Segundo ela, sempre que o assunto surge ao conhecer novas pessoas, elas ficam encantada e a enchem de perguntas sobre seu pai e toda a Turma.

Para Mônica, esse sucesso pode ser creditado ao amor e ao trabalho de Mauricio, que nunca entrega uma história somente por entregar. Ela acredita, também, que não só a Mônica, mas todos os personagens, dialogam diretamente com o cotidiano da criançada brasileira. 

Características 

Apesar de afirmar que lutou contra a balança a vida toda para fugir do estigma de “gordinha”, Mônica não conseguiu deixar de ser baixinha. Com um metro e 54 centímentros “e meio” (“o ‘meio’ é muito importante”, garante) , Mônica diz que hoje está muito mais brava que a personagem. 

O Ano da Dentuça

Música
As comemorações começaram no carnaval, quando a cantora Claudia Leitte divulgou a canção “Menina Mulher”, que ela compôs especialmente para a personagem.

Novo site
O site da Turma da Mônica, monica.com.br, será reformulado para o Ano da Dentuça, com conteúdos inéditos.

Panini
O primeiro lançamento comemorativo chega às bancas neste mês: a revista mensal Mônica nº 75 terá formato especial, com capa metalizada. Também serão lançados neste ano a coleção em dois volumes “Todas as Capas da Mônica”, com todas as revistas, desde a primeira, de 1970; um livro com as capas comentadas e as curiosidades por trás delas; e um especial em que 150 desenhistas e ilustradores, do Brasil e do mundo, retratarão 
a Mônica. 

Cartoon Network
O canal homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos, com a celebração do Mês da Mônica, em setembro.

Mônica Toy
Será lançada a Turma da Mônica Toy, uma releitura com uma linguagem atual, voltada para o público jovem-adulto. O lançamento acontecerá no canal Cartoon Network, com um humor diferente, na grade noturna do canal. 

Cinemark
Em outubro, a rede de cinemas realiza o Mês da Mônica, com conteúdos da turminha nas telonas de todo o país.

Brinquedos
A primeira boneca da Mônica, lançada pela Troll no final da década de 60, será relançada em parceria com a Multibrink.

Sansão Amarelo
O primeiro coelho da Mônica, que era amarelo, vai voltar às lojas. 

Giraffas
O Giraffas será o restaurante oficial do Mônica 50 anos. Ao longo do ano, a Mônica e sua turma serão os convidados da GiraTurma, personagens criados pela rede, nas GiraSurpresas.

Redes Sociais
A comemoração do aniversário acontecerá também nos meios digitais. Haverá diferentes aplicativos para Facebook para celebrar o Ano da Dentuça, como envio de um cartão de aniversário para a personagem, um concurso cultural e um parabéns em vídeo (facebook.com/turmadamonica).

Lojinha da Mônica
Será lançada uma área especial chamada “Mônica 50 Anos” dentro do site lojinhadamonica.com.br com produtos exclusivos.
Fãs de todas as idades comentam seu amor pela criação de Mauricio de Sousa
Conheça histórias que mostram que a turminha atravessa gerações passando de pai para filho

Chico Guedes

A história colorida e encantadora da turma do bairro fictício do Limoeiro encanta gerações desde a época de sua criação, na década de 60. O cartunista Mauricio de Sousa foi responsável por dar vida aos personagens inspirados nos próprios filhos, e que povoam o imaginário de crianças e adultos até os dias de hoje. 

A universitária Monique Feitoza (foto), 26 anos, é apaixonada pelos quadrinhos, principalmente pela Mônica, desde os cinco anos. Ela conta que quando era criança tinha o apelido de Monicão, por ser gordinha, dentuça e brava. “Criei uma identificação com a Mônica, assinava os gibis e adorava ler. Meu aniversário de um aninho foi, inclusive, da Turma da Mônica”, afirma.

Depois de ser mãe de Maria Clara, 3, ela resolveu estimular a filha a entrar no mundo da leitura com a criação de Mauricio. “Sempre comprei para Maria Clara revistinhas e gibis. E como ela me vê lendo e há muitas figuras, se interessa e fala: ‘mamãe, lê para mim?’. Hoje em dia ela já abre os gibis sozinha e inventa as próprias histórias. Ela adora, porque tudo é bem chamativo e até já me chamou de ‘Monca’ por causa da personagem”, conta Monique.

Ele também faz 50 anos. Sansão ganha exposição no Memorial da América Latina
Mais de 70 desenhistas de todo o Brasil enviaram sua versão do Sansão para a mostra

Divulgação

Não é apenas a Mônica que completa 50 anos no próximo domingo. Desde sua primeira aparição, em 1963, a baixinha já estreou agarrada ao seu coelhinho Sansão. O nome do bichinho de pelúcia azul foi escolhido por leitores em um concurso realizado na revista da personagem, em 1983.

Como parte das comemorações do cinquentenário da Mônica, o Memorial da América Latina, em São Paulo, inaugurou a exposição “Sansão Também faz 50 Anos”. Mais de 70 desenhistas de todo o Brasil enviaram sua versão do Sansão para a mostra. 

A curadoria da mostra é do cartunista JAL. “A alegria e o privilégio de sediar uma exposição dessa grandeza é maior ainda porque coincide com o aniversário também do Memorial da América Latina”, destaca o cineasta João Batista de Andrade, diretor-presidente do Memorial da América Latina.

Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário