segunda-feira, 11 de março de 2013

JÔ DRUMOND LANÇARÁ 2 LIVROS NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL


A poeta, escritora e professora Jô Drumond lança duas publicações na próxima quarta-feira (13/03). Os volumes são um ensaio literário chamado "As Trilhas da Derrisão" e o livro "Tracelim". O lançamento das obras será às 19 horas na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, na Praia do Suá, em Vitória. 

Resultado de uma pesquisa sobre os mecanismos do riso nas obras de Molière e de Martins Pena, "Trilhas da Derrisão" oferece uma visão panorâmica do riso e da comédia através dos séculos. No livro, Jô Drumond faz um levantamento dos aspectos relacionados aos costumes e à sátira social na produção de ambos os autores. A pesquisadora também realiza uma abordagem comparativa da estrutura e da proposta musical presentes nas obras "O burguês Fidalgo", de Molière, e "O Diletante", de Martins Pena.

Dividido em três partes com dez textos cada uma, o livro "Trancelim" reúne diversos gêneros literários. "Minudências da vida" é a primeira parte do livro e apresenta contos variados focalizando a vida rural e urbana. Na sequência, vem "Minudências de viagem" que traz flashes culturais de diferentes nações e, por fim, "Minudências do cotidiano" permeia a publicação com cenas do cotidiano. 

O livro se abre com um denso conto, "Simplesmente Maria", que obteve o 1º lugar num concurso interno da Academia Feminina Mineira de Letras. A segunda parte se descortina com uma incursão pelo igapós e igarapés na Amazônia inundada, e a terceira se inicia com uma flânerie poética pela praia de Camburi, alternando mergulhos do olhar na imensidão azul e o registro das belezas locais. O livro é encerrado com uma leve crônica de memórias de infância. Tais minudências ou minúcias correspondem a retratos da vida tirados aqui, ali e acolá. Têm como pano de fundo os mais diversos cenários e como temática um colorido leque de acontecimentos.



A autora

Jô Drumond (Josina Nunes Drumond) é professora, pesquisadora, tradutora juramentada, artista plástica, escritora e poeta. Fez o pós-doutorado em Literatura Comparada, na UFMG. É doutora em Comunicação e Semiótica (Puc/SP) e mestre em Estudos Literários (Ufes). É pós-graduada em Artes (Ufop) e em Literatura (Ufes). Graduou-se em Letras (UFMG), Língua, Literatura e Civilização Francesas (Univ. de Nancy - França), e Artes Plásticas (Ufes). É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e de três Academias de Letras: Academia Espírito-santense de Letras, Academia Feminia Espírito-santense de Letras e Academia Feminina Mineira de Letras. Tem publicações em antologias, em revistas de pós-graduação, em anais de congressos nacionais, internacionais e na Internet. Tem poemas e contos premiados nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais.

Livros Publicados:
Poemas: Charneca; Filigranas Poéticas.
Contos e crônicas: Memória Peregrina; Tearte; Trancelim.
Ensaios literários: As dobras do sertão; Solimultidão; O Solitário de Itapemirim; As trilhas da derrisão; Ecos do sertão: sertões
Traduções do português para o francês: Le vent de l'autre nuit; Vivier du silence
Organização de antologias: Textos e tramas: ecos da terra capixaba; Clepsidra

Serviço

Lançamentos dos livros "As Trilhas da Derrisão" e "Tracelim", da escritora e professora Jô Drumond.

Data: 13/03

Local: Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, na Praia do Suá, em Vitória. 

Horário: 19 horas

ENTRADA FRANCA

Informações: Secult



Nenhum comentário:

Postar um comentário