terça-feira, 4 de junho de 2013

CRÍTICA DO FILME 'VELOZES E FURIOSOS 6'

Uma das franquias mais queridas da garotada a saga 'Velozes e Furiosos' chega a sua sexta edição. Desta vez Dom e Brian estão nas paradisíacas Ilhas Canárias. O Outros 300 viu o filme e agora emite sua opinião a seu respeito. Confira-a abaixo:

Velozes & Furiosos 6

Tudo em dose maior
Sexto filme da franquia tem por característica tornar tudo grandioso

Não sou fã dos filmes de aventura, ainda mais daqueles assumidamente mentirosos (vide os horrorosos filmes das 'Panteras', por exemplo), mas, como osso do ofício lá fui assistir uma maratona de 'Velozes e Furiosos'. Cinco filmes. Sim! Isso tudo porque uma das premissas para assistir o sexto filme da saga era ter visto os outros cinco senão você iria boiar, e feio. E é fato: Se você não assistiu pelo menos o quarto e quinto filme da série você não entenderá nadica de naca deste sexto.


A trama

Isso porque o policial Luke Hobbs (Dwayne Jhonson) volta diretamente da quinta edição para fazer uma proposta a Dominic (Vin Diesel) e sua turma. Ajudá-lo a capturar uma nova gangue motorizada, de ex-militares terroristas que tem atacado a Europa. Dom só aceita a empreitada porque segundo Hobbs, Letty (Michelle Rodriguez), supostamente morta na quarta edição, está viva, e em poder desta nova gangue, liderada por Owen Shaw (Luke Evans).

Logo Dom, Brian (Paul Winker),  e companhia rumam as Ilhas Canárias atrás deste novo vilão, com direito a muitas perseguições, cenas de ação e, porque não, muito romance e humor. Como bônus, se conseguirem, o governo perdoará todas as "traquinagens" da família Toretto.


Crítica

Não gosto da ideia de que "filmes puramente para entretenimento" tenham de ser maus escritos, roteirizados e interpretados. Só explosões e porradeiros a torto e a direito não deveriam satisfazer, mas parece que satisfazer, então me despi de qualquer preconceito e fui a luta.

A grande característica desta sexta edição é mudar o foco principal de sua linha. Lá se foram as simples perseguições e rachas (que valorizavam muito mais os carros, e as mulheres semi nuas que os permeavam) e surgiram as explosões, lutas e tiroteios.

Tudo isso feito exageradamente com tamanha grandiosidade e inverissimilidade que assustam. As perseguições são grandiosas (com direito a tanque de guerra), os tiroteios são grandiosos, as lutas são grandiosas, e só os diálogos é que não são grandiosos, num ar de que não se pode perder tempo com falações em vez de termos ação.


O lado bom é que tudo foi feito com enorme cuidado e com tudo que a melhor tecnologia pode nos dar. Portanto preparem-se para explosões de encherem os olhos. Coisas de primeira mesmo, pelo menos neste ponto.

Fiquei frustado pelo The Rock só ter tido uma cena de briga. Em contra ponto que porradeiro foi aquele entre as Dss (Gina Carano) e Letty (Michelle Rodriguez) hein? Caraca! Apressadinhos não saiam rápido do cinema, pois tem uma importante cena logo após o inicio dos créditos finais. Ah! Jason Statham vem aí e o bicho vai pegar!

Elenco

Ainda não sei porque Paul Wilker faz parte do elenco, cara mais sem sal. Não tem carsma, não tem cara de mal... Enfim... Vin Diesel no mesmo de sempre né. Ele chega a ser engraçado querendo dar uma de heroizão da coisa, mas é impossível imaginar 'Velozes e Furiosos' sem ele. Michelle Rodriguez mandou bem. Expressiva, conseguia passar veracidade nas suas poucas cenas.

Tyrese GibsonLudacris

De boas atuações aponto mesmo o trio Luke Evans, que se esforçou muito para dar credibilidade a seu vilão Shaw, e aos engraçadinhos Tyrese Gibson e Ludacris que foram os pontos de leveza do filme com  os impagáveis Roman Pierce e Tej Parker (fotos) respectivamente.

Vale?

Se você for fã da saga, ou fã de filmes de ação com bastantes explosões grandiosas, vale e muito! Se você gosta de carro, vale! Se você gosta de filmes com mulheres semi nuas e muito hip hop, também vale. Se você gosta de filmes com um mínimo de diálogo, não vale! Faça a sua escolha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário