sábado, 1 de junho de 2013

OS 10 MELHORES ÁLBUNS DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS.


O rock ‘n’ roll é umas das coisas mais importantes do Século XX. Político, libertário, contestador, irreverente. São muitas as características desse grande gênero que nunca morre. O Outros 300, blog mais roqueiro do pedaço, resolveu fazer uma lista dos 10 melhores álbuns de rock. Para tal, nos baseamos nas pesquisas de vários meios, a saber: o canal de música VH1, os jornais “The Guardian” e “The Telegraph”, os sites “NPR Music”, “All­Music”, “Aol Music” e “Amazon”, e as revistas “Slate” e “Rolling Stones”. Além da lista elaborada pelo jornalista Confira, abaixo, os 10 grandes álbuns:



1 - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band — Beatles

Lançado em junho de 1967 pela Parlophone Records, na Inglaterra, e pela Capitol, nos Estados Unidos, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é o oitavo álbum lançado pe­los Beatles e o mais influente da história da mú­si­ca. Ocupa a 1ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Ro­ck and Roll Hall of Fame, que relaciona os melhores álbuns já produzidos em toda a história da música de acordo com os critérios da National As­so­ciation of Recording Merchandisers. E a 1ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.



2 - Dark Side of the Moon — Pink Floyd


Lançado em março de 1973 pela Harvest Records, na Inglaterra, e pela Capitol, nos Estados Unidos, “Dark Side of the Moon” é considerado a obra-prima da banda de rock inglesa Pink Floyd. Marco do rock progressivo é o álbum que ficou por mais tempo na Billboard 200, tendo permanecido 795 semanas consecutivas. O álbum ocupa a 2ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 43ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.


3 - Nevermind — Nirvana

Lançado em março de 1991 pela DGC Records, “Nevermind” é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana Nirvana. Estima-se que o álbum tenha vendido mais de 30 milhões de cópias. A capa, um bebê nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol, foi eleita como a melhor capa de todos os tempos. “Nevermind” ocupa a 10ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 17ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.



4 - Are You Experienced — The Jimi Hendrix Experience

Lançado em maio de 1967 pela Track Records, “Are You Experienced” é o álbum de estreia do The Jimi Hendrix Experience e possivelmente o maior disco de estreia da era do rock. O The Jimi Hendrix Experience era formado por Jimi Hendrix na guitarra, Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo. O álbum ocupa a 41ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 15ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.



5 - Pet Sounds — The Beach Boys

Lançado em maio de 1966 pela Capitol Records, “Pet Sounds” é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana The Beach Boys. Considerado um dos discos mais influentes da música pop, o álbum traz camadas elaboradas de harmonias vocais, juntamente com efeitos de som e instrumentos não-convencionais. Em 2003, “Pet Sounds” foi classificado na 2ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”. O álbum também ocupa a 9ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.



6 - Revolver — Beatles

Lançado em agosto de 1966 pela Parlophone Records, “Revolver” é considerado um dos mais importantes álbuns da história da música e marca a adesão dos Beatles ao psicodelismo. O álbum, que chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e inglesa, ocupa a 42ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 3ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.



7 - Exile on Main St. — Rolling Stones

Lançado em maio de 1972 pela Rolling Stones Records, “Exile on Main St.” é o décimo álbum de estúdio da banda de rock inglesa Rolling Stones. Recebido de forma negativa pela crítica, o álbum que mistura gêneros como rock, blues, soul, gospel e country music, hoje é considerado uma das obras-primas do rock. Ocupa a 6ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 7ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.


8 - Highway 61 Revisited — Bob Dylan

Lançado em agosto de 1965 pela Columbia Records, “Highway 61 Revisited” é o sexto álbum de estúdio do cantor Bob Dylan. A faixa “Like a Rolling Stone”, que abre o álbum, ocupa a 1ª posição na lista das 500 maiores canções de todos os tempos, da revista “Rolling Stone”. “Highway 61 Revisited” também ocupa a 8ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 4ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.



9 - The Velvet Underground & Nico — The Velvet Underground


Lançado em março de 1967 pela Verve Records, “The Velvet Underground & Nico” é o álbum de estreia da banda norte-americana The Velvet Un­der­ground, com participação de Nico (cantora, modelo e atriz, que foi sugerida por Andy Warhol quando ele se tornou empresário do banda). Embora tenha fracassado comercialmente no lançamento, “The Velvet Underground & Nico” é considerado um dos álbuns de rock mais influentes e criticamente bem-sucedidos da história da música. Ocupa a 13ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista “Rolling Stone”.


10 - Sem Título - Led Zeppelin


Lançado em 1971, este é o melhor álbum do Led Zeppelin. Foi com seu quarto álbum, totalmente sem identificação (mas chamado de “IV”), que o quarteto inglês chegou ao auge de sua fase mística. A enigmática capa mostra um velhinho carregando vários galhos amontoados. Na verdade, a imagem é uma pintura que está pendurada na parede de uma casa que está desmoronando. Para descobrir, você tem de olhar o encarte e a capa interna. É um dos álbuns mais vendidos da história, com mais de 23 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. As vendas a nível mundial estimam-se para cerca de 37 milhões de cópias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário