sexta-feira, 7 de junho de 2013

UFES. POLÍTICA E HUMANISMO EM MOSTRAS CULTURAIS.


Instituição recebe exposição sobre Vláclav Havel e a mostra Cinema Pela Verdade

Václav Havel sempre questionou a importância que o ser humano dá a sua própria vida. Se aproveitando desse viés do humanista, a exposição Václav Havel e Seu País chega à Galeria de Arte Espaço Universitário, na Ufes.

A mostra - uma iniciativa da embaixada da República Tcheca - é composta por imagens do trajeto de vida de Havel: uma instalação interativa contendo poesias concretas do escritor e programas de filmes fazem parte do trabalho que celebra a memória do tcheco.

Havel cresceu em uma família proprietária de estúdios de cinema e dezenas de edifício na capital, Praga. Ele chegou a ser impedido de estudar pelo regime comunista e, por isso, lançou-se ao teatro – primeiro como maquinista e depois como autor do Teatro do Absurdo.

Sempre negou o exílio, mas foi ao redigir o manifesto Carta 77 - declaração de defesa política de direitos humanos - que ele entrou em ruptura com os soviéticos, que ocupavam seu país natal desde 1968. A atitude de Havel culminou em cinco anos de prisão, e lá ele escreveu as famosas Cartas a Olga - nome de sua primeira mulher.

Firme defensor da resistência não violenta, ele se tornou ícone da Revolução de Veludo, em 1989. A consequência de seu prestígio, após a revolução, veio ao ser eleito o primeiro presidente da Checoslováquia depois da queda do Muro de Berlim. Além disso, ele presidiu a República Tcheca por uma década: de 1993 a 2003.

No período em que comandou o país, foi responsável por preparar a transição democrática e também por encaminhar a República Tcheca para a adesão à União Européia, fato que ocorreu em 2004. No último ano de seu mandato, o humanista e ex-dissidente – mesmo com saúde frágil – dedicou-se à luta pelos direitos humanos em países como Cuba, Bielorrúsia, Birmânia e Rússia. 

Só três anos depois Havel voltou a se dedicar à escrita, e a partir daí publicou as suas memórias políticas e, como era dramaturgo, escreveu a peça A Ponto de Partir - título que deu nome à sua produção cinematográfica.

Um dos grandes representantes políticos da República Tcheca tinha uma saúde débil, devido às sucessivas pneumonias contraídas no período em que esteve preso pelo regime comunista e também por causa de seu vício em tabaco – fatores que findaram em seu falecimento, no ano de 2011.

Anos de chumbo

Um dia após o lançamento da exposição sobre Havel, o ambiente acadêmico ainda vai respirar um resgate histórico, só que agora através do cinema – que também é um mecanismo que instiga discussões político-sociais. 

Dentro desse contexto, o Cinema Pela Verdade chega à segunda edição. A mostra recorta o período em que o regime militar comandou o Brasil e verifica as suas consequências.

O projeto, contemplado pelo edital Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, estará presente em todas as 27 unidades da federação – e em cada localidade, conta com um agente mobilizador: são estudantes de graduação regularmente matriculados e que se transformam em articuladores do evento. Isso proporciona um maior conhecimento sobre esse tempo histórico no país.

No ano passado, o projeto tinha uma proporção menor, só que devido à importância de resgatar a história de pessoas que presenciaram aquele momento – até para um melhor entendimento dos fatos – as instituições e parte da sociedade civil abraçaram a causa, o que possibilita ao Cinema Pela Verdade estar mais encorpado.

Filipe Marinho, estudante de Letras Inglês da Ufes, é o agente organizador no Espírito Santo. Ele destaca que é crucial relacionar os fatos do passado com a situação social hoje, principalmente quando o diálogo é sobre os direitos humanos. 

“É importante discutir essa temática, principalmente para o estudante de graduação, que não vê esse formato de discussão na escola, por exemplo. E quando é discutido, não existe uma contextualização com o que presenciamos hoje”, afirma.

Durante o evento serão exibidos cinco filmes: o primeiro é Eu Me Lembro, que tem a direção de Luiz Fernando Lobo. Outras produções cinematográficas do mesmo gênero serão exibidas até agosto: Marighella (12 de julho), No (1° de agosto) e Infância Clandestina (30 de agosto).

Agosto, último mês da mostra, terá exibição também em sua última sexta-feira. A ideia do Cinema Pela Verdade e pegar estrada e sair do Metrópolis, exbições em faculdades da Grande Vitória e de outros municípios, como Cachoeiro de Itapemerim e em São Mateus.

Após a exibição, haverá um debate com o professor de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em História e coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, Pedro Ernesto Fagundes; e da jornalista, advogada e membro da Comissão da Verdade do Espírito Santo, Jeanne Bilich. . O projeto é realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça. 

SERVIÇO

A exposição Václav Havel e Seu País será aberta nesta quinta-feira (6), às 19h, na a Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU), na Ufes. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (27) 3335-7853.

Já a mostra Cinema Pela Verdade acontece nesta sexta-feira (7), às 19h, no Cine Metropolis, Ufes. Av. Fernando Ferrari, campus de Goiabeiras, Vitória. Ambos os eventos têm entrada franca.


Fonte: Rafael Segatto (Século Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário