quarta-feira, 5 de junho de 2013

HOJE TEM 'CURTAS E BOAS!' NO CARLOS GOMES

Segunda peça do ator e comediante Murilo Góes, 'Curtas e Boas!' é a atração de hoje do 'Quartas no theatro' do Teatro Carlos Gomes. A peça é dividida entre um bloco de stand up e mais três de personagens com esquete. Uma boa pedida não é? Confira o valor do ingresso e os horários lendo a matéria completa.

Por Júlia Casotti

Divulgação


'Curtas e Boas!' traz esquetes de humor repletas de críticas

Humorista Murilo Góes apresenta a peça de teatro nesta quarta, no Carlos Gomes

O escritor, ator e comediante Murilo Góes, 22, já trabalha em peças de teatro desde o início dos anos 2000. Mas foi só em 2009, depois de ajudar a fundar o Grupo Humor Negro de Teatro, que começou a trabalhar com esquetes de comédia, além de incluir doses de piadas em suas aulas de Português – ele tem formação superior em Letras pela Universidade Federal do Estado (Ufes).

Dois anos depois da estreia da peça “Passaporte da Comédia”, ano passado, o grupo volta aos palcos capixabas nesta quarta-feira (5), às 19h, com “Curtas e Boas!”. A atração faz parte do projeto Quartas no Theatro, no Carlos Gomes. “Eu tinha várias ideias e piadas enquanto pensava o texto da peça, mas não sabia como dar coesão. Busquei contar piadas de uma nova forma, e inserir minhas análises e críticas”, diz Góes.

Cotidiano

Com 70 minutos de duração, “Curtas e Boas!” é dividida em quatro quadros sobre o cotidiano. O primeiro é estilo stand-up repleto de metalinguagens em uma análise de como fazer teatro de dentro de um palco. A ideia de Góes é apresentar o conteúdo de forma inédita e dinâmica.

“Há muitas análises do fazer teatro hoje em dia. Também faço algumas leituras de notícias que apresentam a situação atual do Espírito Santo. Humoristas costumam falar do nosso dia a dia, mas eles não têm a nossa vivência, o ponto de vista daqui. E isso faz diferença.”

Nas três esquetes seguintes, uma série de personagens entra em cena. Miss Éria, nas palavras do humorista, traz um retrato do povo brasileiro, mas com um recorte local. Ela passa as férias em Piúma, conta histórias divertidas da família e algumas curiosas vividas dentro de alguns ônibus.

Há também uma situação, sem texto verbal, que se passa dentro de uma sala de espera típica dos aeroportos. “É bem interessante porque sem fala e só com gestos o público pode se identificar, dar gargalhadas e também refletir”, explica. Para finalizar, entra a encenação do programa televisivo “Janice Soares” com notícias sensacionalistas.

Goés cita como inspiração o dramaturgo alemão Bertolt Brecht para fazer humor, seja no teatro, com os amigos ou na sala de aula. Brecht costumava dizer que as pessoas estão mais abertas para aprender ou se interessam mais por um assunto quando existe humor.

“A visão crítica sempre me acompanhou. Resolvi passar isso de forma bem humorada para o teatro. E, como professor, me conforto um pouco de poder ensinar e fazer os alunos rirem. Brecht já dizia que funciona mais”.

Carreira

Teatro
Envolvido com artes cênicas desde criança, hoje, Murilo, 22 anos, também utiliza boas pitadas de humor para ministrar suas aulas de Português para jovens do ensino médio e do pré-vestibular.

Grupo Humor Negro
Fundado em 2009, o grupo de teatro surgiu com o objetivo de criar peças que retratassem cenas do cotidiano comuns a todas as pessoas e notícias críticas da contemporaneidade.

Quartas no Theatro traz “Curtas e Boas!” com Murilo Góes
Quando: Nesta quarta (5), às 19h
Local: Teatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro, Vitória)
Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário