quarta-feira, 5 de junho de 2013

TUDO SOBRE 'O GRANDE GATSBY' QUE ESTREIA NESTE FIM DE SEMANA NO ESTADO

Com Leonardo Di Caprio e Tobey Maguire encabeçando o time de atores, 'O Grande Gatsby' estreia neste fim de semana nos cinemas de Vitória com a missão de tentar ser a melhor adaptação cinematográfica da famosa obra de F. Scott Fitzgerald. Confira a matéria completa.

Por Rafael Braz

Divulgação


Hollywood revisita mais um clássico em 'O Grande Gatsby'

Leonardo DiCaprio empresta seu charme a longa de Baz Luhrmann


Um dos maiores clássicos da literatura em língua inglesa, “O Grande Gatsby” foi publicado em 1925 e se tornou obra-prima de F. Scott Fitzgerald. Desde então, com algumas tentativas de adaptação cinematográfica, a obra virou uma pedra no sapato de Hollywood. Sua versão mais famosa, dirigida por Jack Clayton, com roteiro de Francis Ford Coppola e estrelada por Robert Redford, dividiu opiniões. Muitos criticaram o filme por se manter fiel demais ao livro, enquanto outros o acusavam de ser frio e distante do público.
Em sua quarta chance nos cinemas, o romance ganhou roteiro e direção de Baz Luhrmann (“Moulin Rouge”), que atualiza o texto de Fitzgerald e imprime sua assinatura à obra, ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao original.

No filme, que estreia sexta-feira, somos apresentados a Nick Carraway (Tobey Maguire), um jovem com pretensões literárias que anda perturbado pelos acontecimentos do último ano; todos envolvendo o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Incentivado por seu terapeuta, ele passa a escrever as lembranças. São essas memórias que são narradas ao espectador.


Somos então levados à Nova York do ano 1922. A economia dos EUA pré-Grande Depressão incentivava o consumo e a opulência das famílias tradicionais. Ao mesmo tempo, a Lei Seca, implantada em 1920, havia fortalecido o comércio ilegal de bebidas e o crescimento das atividades mafiosas, gerando uma classe de “novos ricos”.

Nesse cenário, Jay Gatsby torna-se uma uma lenda ao promover festas grandiosas em sua mansão. Apesar de toda a fama, a figura de Gatsby é cercada de segredos – ninguém sabe ao certo quem ele é, o que faz e de onde vem sua fortuna. Tudo o que se sabe sobre ele é o que ele queria que soubessem.

Mistério

Se tem algo que Lurhmann realmente entende da obra de Fitzgerald é o suspense acerca de seu personagem principal. Durante um bom tempo, Gatsby é apenas o misterioso e adorado vizinho de Nick Caraway.

A curiosidade de Nick aumenta quando ele recebe um convite para uma das festas e acaba descobrindo que Gatsby tem um histórico amoroso com sua prima Daisy (Carey Mulligan), atualmente casada com o mulherengo Tom Buchanan (Joel Edgerton), membro de uma tradicional e rica família norte-americana. O interesse de Gastby por Nick revela justamente uma tentativa de se reaproximar do grande amor de sua vida.


As grandes atuações do quarteto principal garantem o funcionamento do texto, que não precisa de muitos ajustes para agradar. A capacidade de DiCaprio para interpretar personagens dúbios cai como uma luva em Jay Gatsby; o mesmo acontece com a ingenuidade de Tobey Maguire, o charme de Carey Mulligan e a elegância bruta de Joel Edgerton em seus respectivos personagens.

Romance

Baz Luhrmann entende os obstáculos do amor como o combustível de suas obras. Basta lembrar os romances vividos em “Moulin Rouge” (2001), “Australia” (2008) e, claro, “Romeu + Julieta” (1996). Assim, o diretor aposta todas as suas fichas no histórico entre Gatsby e Daisy e aborda outras questões do livro de maneira rasteira, embora sem nunca as abandonar.

O mesmo não pode ser dito de uma dos elementos centrais da obra de Fitzgerald: o jazz. O gênero é ingrediente sempre presente não apenas em “O Grande Gatsby”, mas em toda bibliografia do escritor. No filme, no entanto, ele é substituído sem o menor pudor por canções estilizadas de Lana Del Rey, Jay-Z e Beyoncé, entre outros nomes do pop. O tom burlesco do diretor, provavelmente utilizado para que ele pudesse deixar sua marca, pode incomodar os mais puristas, mas não descaracteriza a história.


Luhrmann demonstra respeito pelo trabalho original, mas não tem medo de sacrificar algumas complexidades da obra de Fitzgerald em função de sua assinatura em mais uma história de amor impossível. “O Grande Gatsby” não deve desagradar os fãs do livro, mas provavelmente funcionará melhor com os não iniciados na obra.

O Grande Gatsby
Drama. (The Great Gatsby, Australia/EUA, 2013). Direção: Baz Luhrmann. Elenco: Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Tobey Maguire, Joel Edgerton.
Estreia nesta sexta-feira.
Cotação: ****
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário