sexta-feira, 5 de outubro de 2012

OS 50 ANOS DE "LOVE ME DO"

beatles


Especial - 50 Anos de "Love Me Do"

Saiba um pouco mais sobre a música que levou o Beatles ao estrelato mundial

No dia 5 de outubro, de 1962, foi lançado o single que apresentaria ao planeta uma das maiores bandas da história da música. No lendário estúdio Abbey Road, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr gravaram "Love Me Do", a música que tornou os Beatles um grupo mundialmente conhecido.

Apesar do arranjo bastante simples, a faixa passou por alguns percalços antes de ser lançada oficialmente. Nas sessões de gravação ocorridas em Londres, os integrantes da banda e seu empresário, Brian Epstein, demoraram quase quatro meses para chegar à versão final. Antes disso, algumas gravações chegaram a contar com Pete Best e Andy White na bateria, e tinham uma guitarra no lugar da famosa introdução com a gaita de Lennon - que acabou se tornando uma das marca do Fab Four.

beatles

Por muito pouco, "Love Me Do" não foi substituída por "How Do You Do It?", de Adam Faith e Mitch Murray. O produtor e um dos maiores mentores da banda, George Martin, ao conhecê-los não achou que havia material original o suficiente para um single sequer. Pouco depois de ver os primeiros rabiscos de Paul McCartney e John Lennon, os principais compositores, ele foi convencido de que havia no quarteto talento suficiente para um material original - que ganhou alguns ajustes pelas mãos de Martin. Os Beatles chegaram a gravar "How Do You Do It?", mas a versão só seria lançada no álbum Anthology 1, em 1995.

Assim como suas notas, a letra de "Love Me Do" preza pela simplicidade, algo que seria preponderante para o futuro sucesso. A composição foi uma das primeiras obras da dupla McCartney/ Lennon, com maior participação do primeiro no caso desta música em particular. Junto dela, eles também escreveram "Please Please Me" e "P.S. I Love You", que foi registrada no Lado B de "Love Me Do". Por uma escolha de Martin, a outra faixa seria usada no segundo single da banda e também como título do álbum de estreia, lançado em 1963.

beatles

O relativo reconhecimento que os Beatles tinham em Liverpool e, aos poucos, adquiriam em todo o Reino Unido, se tornaria mundial dois anos após a gravação original. Em 1964, "Love Me Do" chegou ao Top 100 das paradas nos Estados Unidos e no Canadá, galgando posições superiores durante 14 semanas seguidas, até chegar ao topo da lista da Billboard em maio daquele ano. Era o início da maior febre pop que o mundo conheceu e até hoje venera.

Confira aqui:


* Fontes: Site Omelete. Msn.com e Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário