segunda-feira, 1 de abril de 2013

CRÍTICA DO FILME 'A HOSPEDEIRA'

Mais um filme baseado na obra de Stephanie Meyer chega aos cinemas. Dessa vez os corações adolescentes vão bater pela história de 'A Hospedeira', filme que está em cartaz nos cinemas da Grande Vitória. Confira, abaixo, a crítica do Outros 300 acerca do filme.

A Hospedeira

Feito para adolescentes
Roteiro esburacado faz com que somente a turminha sem muita exigência cinematográfica curta 'A Hospedeira'

Quem assistiu - e gostou - da saga 'Crepúsculo' com certeza também irá gostar deste filme, afinal a espinha dorsal da trama é basicamente a mesma, ou seja, troquemos os vampiros pelos extraterrestre porque, no mais, é tudo meio mais do mesmo. Que se esclareça uma coisa: O filme é para a turminha adolescente (ou para quem pensa como adolescente) ok?

A trama

A trama, desta vez, acompanha a saga de Melanie Stryder, uma das humanas que vivem escondido, sempre fugindo das Almas. Vivendo com o irmão caçula e o namorado Jared – com quem tem alguns dos diálogos mais piegas do filme -, ela praticamente se entrega aos alienígenas para permitir que o maninho consiga escapar. À beira da morte, a Alma Peregrina é inserida dentro de seu corpo e a cura. A partir de então tem início um confronto dentro de Melanie, já que a consciência da garota permanece viva, apesar dela não ter mais controle do próprio corpo.


O problema são os buracos na adaptação do roteiro. A trama é ambientada num futuro não datado em que a raça humana foi subjugada por uma civilização alienígena. Seres semelhantes a um pompom reluzente, do tamanho da palma da mão, que invadiram os corpos de quase toda a humanidade, restando apenas uns poucos resistentes. Como os bichinhos parecidos com uma água-viva chegaram aqui na Terra, o filme não explica. Como os humanos resistiram à invasão, se resistiram, também não se sabe. 

Foto - FILM - Host : 173053

Esses alienígenas são inseridos no corpo das pessoas por meio de uma incisão logo abaixo da nuca feita por outros humanos já dominados. Como os ETs conseguiram invadir os primeiros corpos também é uma incógnita. Na verdade - e o filme deixa claro - lógica e coerência são supérfluos por aqui. Roteiro nota zero.


Confira a matéria. 'Quem conto um conto...' humor na dose certa

Muito romance...

Isso porque o foco é, como sempre, o romance. Aliás não só o romance, tem de ter muito mais do que isso. Tem de haver abnegação, luta, tristeza e um sem número de pieguismos românticos ao extremo que, por muitas vezes, de tão desnecessários, chegavam a ser engraçados. Preparem-se para várias cenas românticas à meia-luz, ou ao pôr do sol, e troca de olhares  de dois seres eternamente apaixonados e toda aquela coisa que a gente imagina ter em filmes baseados na obra de Meyer.

Foto - FILM - Host : 173053

O elenco tenta tirar leite de pedra em uma trama em que seus talentos não são aproveitados, uma vez que o roteiro engessa qualquer tipo diferente de interpretação. Tudo é muito banal e previsível, logo não há espaços para interpretações memoráveis nem nada do tipo. A direção (de Andrew Niccol que foi muito melhor em 'Gattaca - Experiência Genética', por exemplo), também não comprometeu, mas também não será marcante.

Fora isso as cenas que necessitam de ficção científica são bem feitas (num futuro que mais parece os dias de hoje) e salvo um ou outro deslize tudo transcorre bem. As cenas de Melanie falando sozinha (falando com a alienígena que está em seu cérebro) é, no mínimo engraçada.

Mas, como dito acima, se você gostou da saga 'Crepúsculo' pode ir ao cinema sem medo de ser feliz, pois com certeza irá gostar. Mas se você for da turma que não é muito fã de romances sobrenaturais adolescentes fuja igual um vampiro foge da luz do dia, a não ser que você brilhe, claro.

Foto - FILM - Host : 173053

8 comentários:

  1. Eu particularmente não gostei do filme, tentaram fazer com que a Melanie se parecesse com a Bella e são personagens totalmente diferentes, quem leu os livros da Saga Crepusculo e A hospedeira vai concordar comigo que o filme falhou muito, não transmitiu a emoção descrita no livro. Sinceramente um lixo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei muito do filme apesar de ter amado a Saga Crepúsculo.

    ResponderExcluir
  3. sim nossa, eu li o livro e amei super emocionante de chorar, o filme eu dou nota 5,o roteiro estava péssimo, os atores super mal dirigidos nota 0 para o diretor, a nota maior somente para a atriz que interpretou a Melanie pq ela é maravilhosa ela fez o filme Hanna que nossa estava perfeita no papel. muitos detalhes importantes do livro foram esqueçidos. o filme nao passou a emoçao que o livro me transmitiu! uma pena!

    ResponderExcluir
  4. Não vi o filme ainda, mas só pelo trailer dá pra ver que eles alteraram bastante coisa em relação ao livro, que por sinal é ótimo e nada se parece com a Saga Crepúsculo. O que acontece é que os produtores quiseram embarcar na onda da Saga pra garantir o retorno financeiro, o que é uma pena pois o enredo é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Realmente o filme ficou um lixo, não chega nem aos pés do livro que é maravilhoso. O filme não foi fiel ao livro, eles focaram demais nas cenas de romance e esqueceram o resto. Me emocionei muito ao ler o livro, e quando vi o filme foi decepcionante.

    ResponderExcluir
  6. esse filme e muito fraquinho..parece teatrinho de escola!!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o livro , não cheguei a ler crepúsculo ( pq convenhamos é horrivel rs )mas mesmo assim dei uma chance A hospedeira .. O filme me decepcionou bastante pois como os sobreviventes conseguiram luz ( lampadas e não luz solar !), espelhos , comodos e etc ? não tem nada disso no livro , é só a caverna e os objetos que eles conseguiram roubando . Realmente algumas cenas da Melanie 'falando' com Peg ficaram ridiculas kk prefiro o livro ( como sempre ) e gostei um pouco do filme , acho que Meyer ainda tem muito a evoluir ..

    ResponderExcluir
  8. Assisti em seguida o remake da Morte do Demônio, advinha qual e melhor? Kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir