terça-feira, 30 de outubro de 2012

SAÍ 'LADOZ - PARTE 2' SEGUNDO DISCO DE LADOS B DE ZECA BALEIRO


Zeca Baleiro lança segundo volume da coletânea 'Lado Z', com duetos e canções de outros artistas

O cantor e compositor já enumerou mais de 150 gravações suas dispersas em outros trabalhos


Os conceitos de Lado A e Lado B vêm de longa data, quando era comum na indústria fonográfica lançar os compactos, ou singles, aqueles pequenos discos de vinil que traziam apenas uma música de cada lado. No primeiro, a canção de trabalho, feita para as rádios; no outro, uma composição menos óbvia. Com o tempo, surgiram inúmeras coletâneas reunindo os lados B deste ou daquele artista, apresentando facetas incomuns deles, com obras mais experimentais, releituras e interpretações inusitadas, até de músicas alheias.

Foi brincando com esse conceito que o cantor e compositor Zeca Baleiro lançou, em 2007, a compilação "Lado Z", reunindo num único disco gravações suas esparsas, a grande maioria escrita por outros autores, dando ênfase à sua faceta como intérpreta. Boa parte delas, inclusive, resulta de participações do músico maranhense em discos de outros artistas – em duetos.

Passados cinco anos, Ele lança agora "Lado Z – Volume 2", pela MZA Music, gravadora do célebre produtor Marco Mazzola, que o ajudou a selecionar o repertório – tanto deste quanto do primeiro volume. Quando o projeto nasceu em 2007, os dois listaram mais de 150 gravações dispersas em discos alheios e trilhas sonoras. A cobrança do público e a necessidade de Zeca em documentar essa faceta de sua carreira motivaram o lançamento – e há material para pelo menos outros dois volumes, garante ele.

Gal Oppido/Divulgação

"Foi ideia do Mazzola lançar esses discos. Lancei meu primeiro disco, 'Por Onde Andará Stephen Fry?', pela gravadora dele, com a qual tive contrato até dois anos atrás. Ele viu que já havia um grande número de participações minhas em projetos diversos e propôs lançarmos a primeira coletânea, há cinco anos. Gostei da ideia e aprovei. Talvez daqui a cinco anos lance um volume três, quem sabe? (risos)", afirma Baleiro, em entrevista.

Colaborações
 
As parcerias e participações, de acordo com ele, nascem da amizade ou da admiração mútua. No primeiro volume, havia colaborações com Martinho da Vila e Lobão. Do primeiro, ele gravou em dueto a canção "Salve a Mulata Brasileira"; do outro, "Uma Delicada Forma de Calor", também a duas vozes. "Eles me convidaram, e eu fui. Afinal, sou fã dos dois."

Assim como na coletânea anterior, Zeca Baleiro passeia por uma diversidade de ritmos (marca também de seu trabalho autoral). Há espaço para canções folk, baladas, rocks, um toque de bolero aqui, outro de bossa nova ali. Entre os destaques do novo trabalho, estão "Homem com H" (Antônio Barros), um dos maiores sucessos na voz de Ney Matogrosso, nos anos 80.

"Essa gravei a convite, para a trilha da novela 'Insensato Coração', que tratava da homofobia entre seus temas. Depois do sucesso com o Ney, foi um desafio regravá-la sem cair no vazio da repetição. Não sei se muda a maneira de compor, mas enriquece o olhar sobre as muitas formas de fazer música."
Outros destaques do disco são "Por Causa de Você", de Tom Jobim e Dolores Duran, "Só", de Tom Zé, a belíssima "Léo e Bia", de Oswaldo Montenegro, com quem canta em dueto, além da faixa bônus, sua leituras para o samba "Disritmia", de Martinho da Vila. "Ao dar vida às canções de outras pessoas é divertido ter de transformá-las e fazê-las tornar-se um pouco sua também."

Serviço:
Lado Z Vol. 2
Zeca Baleiro
MZA Music, 13 faixas
Quanto: R$ 22,90
Lado Z
Zeca Baleiro
MZA Music, 15 faixas
Quanto: R$ 29,90

Fonte: Jornal O Globo

Um comentário:

  1. Olá,
    Zeca Baleiro é incrível! Bem bacana a postagem.
    Abraços,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir