quinta-feira, 6 de junho de 2013

MATÉRIA ESPECIAL: O QUE SOBROU DO 'COMÉDIA MTV'.


Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Tatá Werneck, Paulinho Serra, Gui Santana, Fábio Rabin, Rafael Queiroga e Rodrigo Capella, esta era a turma original do primeiro 'Comédia MTV' programa estreado em 2010 e que na época era considerado um dos melhores da TV brasileira no que tangia a humor. Confira o que aconteceu com cada uma dessas figuras lendo a matéria especial do Outros 300.

Por Sandro Bahiense

O pra sempre, sempre acaba...
Após fim do programa humoristas se espalham e não repetem o grande sucesso

Era uma vez... Marcelo Adnet, nos idos de 2009, assumia o posto de humorista mor da MTV, que ainda não andava nesta pirambeira financeira que anda hoje, deixado por Marcos Mion, que rumava rumo a Record. Tendo um talento maior do que o explorado no ótimo '15 Minutos' que, claro, tinha quinze minutos, Marcelo, junto à galera da MTV, reuniu uma trupe de primeira para criar o 'Comédia MTV', programa de esquetes que seria o carro-chefe da casa em relação a humor.

Jogador sincero. Personagens bem bolados por Adnet

Adnet chamou sua então namorada Dani Calabresa e Bento Ribeiro (do 'Furo MTV'), o seu parceiro de '15 Minutos' Rafael Queiroga, a galera dos 'Deznecessários' Tatá Werneck, Rodrigo Capella e Paulinho Serra (que assumiram o 'Quinta Categoria' após a ida dos Barbixas para a Bandeirantes), e Fábio Rabin da cena stand up e Gui Santana que se destacava como imitador.

Paródias de trailers de filmes era umas das especialidades da turma do 'Comédia'

Além dos comediantes, a equipe era composta ainda por Álvaro Campos, Teo Poppovic, Yuri Moraes, Flávia Boggio, Pedro HMC, Marcelo Zorzanelli, Sansa F. e Marcel Aires, redatores até 2011, quando o próprio elenco passou a escrever as esquetes. Durante todo o período do programa era de Queiroga a redação final e a direção.

'Crepúsculo', claro, não podia passar sem uma paródia

Inicio arrasador

Com tanto talento e cabeças pensantes juntas (e muita liberdade para trabalhar), era impossível que o programa não desse certo, mas o sucesso do programa extrapolou as expectativas. Era o de maior audiência da MTV e logo rendia vídeos e mais vídeos nas redes sociais. Marcelo Adnet, desde aquela época, já era sondado por outras emissoras.

No inicio o programa dividia as cenas em uma cenário fixo (um bar) com outros inseridos em chroma key e destinava parte de sua hora de duração aos comentários de PC Siqueira e para os vídeos da turma do Galo Frito. O programa fez tanto sucesso, de público e crítica, que mesmo não sendo de uma emissora 100% aberta ganhou Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Programa de Comédia 2010.

Adnet já se destacava como autor de músicas bem humoradas 

2011. O auge.

Contudo foi em 2011 que o programa atingiu seu auge. Os antigos roteiristas foram retirados (somente Teo Poppovic permaneceu) e os próprios humoristas começavam a escrever as esquetes. Com isso o programa passou a ter um esquema que era eficaz. Esquetes gerais, mais imitações, mais vídeos musicais bem humorados.

 
Fernandona. Sex appeal em alto nível

Neste esquema, Adnet se destacava especialmente nas imitações e criações de personagens, além, é claro, de mostrar um talento ímpar para compor músicas bem humoradas, sobre os mais variados temas. Seus clipes faziam tanto sucesso que em 2012 a MTV destinou um programa só para exibi-los.

Não havia a repetição de personagem, mais o sucesso de alguns deles praticamente os "obrigavam" a faze-los novamente. O mendigo de Paulinho Serra, a Fernandona de Tatá, o Deprê Show de Queiroga e o Doctor Gay de Capella eram figurinhas certas nos programas. Dani Calabresa, por sua vez, se destacava na imitação de apresentadoras femininas, especialmente de Hebe, Dani Albuquerque,  Sônia Abraão e principalmente de Luciana Gimenez.

'Indiretas Já'. Um dos momentos de maior genialidade da trupe

Fim

Em 2012 a MTV ainda tentou emplacar uma terceira temporada, contando somente com Adnet, Dani, Bento, Tatá e Paulinho, desta vez, supostamente, com esquetes boladas ao vivo. Contudo o sucesso não foi o mesmo, pois o público preferia as paródias e as esquetes gravadas e sentia falta do restante do elenco, dispensado por corte de verbas.

Sem o retorno de público e propaganda de outrora o programa chegou ao fim. Adnet manteve-se na emissora até o fim de 2012, apresentando o chato 'Adnet ao Vivo', enquanto Dani e Bento continuavam a frente do 'Furo MTV'. Tatá e Paulinho, por sua vez, estrearam o 'Trolalá', programa de trotes que teve lá seus momentos engraçados.




Tatá. Uma Chun Li, digamos, diferente.

Na virada do ano, os três mais cobiçados humoristas da MTV mudaram de camisa, Dani foi para a Band (para o CQC), enquanto Adnet e Tatá foram para a Globo (para seriado e novela respectivamente). 

O que sobrou do Comédia MTV?

Nada. O programa acabou e a galera espalhou. Confira o destino de cada um.

* Bento Ribeiro = Continua na MTV apresentando o 'Furo'. Contudo sem a presença de Dani o programa perdeu muito de sua força. No último mês, por exemplo, foi trocado de dez da noite para as onze.



Dani. Talento pouco aproveitado no CQC 

* Dani Calabresa = Foi para a Band sob muita expectativa integrar a trupe do CQC. Contudo, ao contrário de que todos imaginavam, não foi para a bancada. Como também não é repórter, faz esquetes soltas que ainda não caíram no gosto popular. Tem perdido espaço.

* Fábio Rabin = É o em pior situação da trupe. Não conseguiu ingressar em nenhum outro programa e vive de propagandas e shows de stand up que faz país afora. Tentou emplacar um programa de humor no SBT sem sucesso.

* Gui Santana = Foi o que deu mais certo da galera que saiu até agora. Gui trocou a MTV pelo Pânico da Band e, após um começo tímido, tem se destacado bastante, principalmente cobrindo festas sertanejas. Seu talento para imitações já lhe renderam alguns bons personagens.

Gui como 'Luan Sacana'. Comediante ganha espaço no 'Pânico'

*Marcelo Adnet = Não vive grande momento. Em seu primeiro papel como protagonista no cinema, fracassou no chato 'Os Penetras'. Na Globo sua série 'O Dentista Mascarado' é considerada uma das mais sem graças da emissora. Especula-se que ganhará um programa nos moldes do 'Comédia' no próximo semestre.

* Paulinho Serra = Continuou na MTV "ajudando" Bento em matérias para o 'Furo MTV'. Tudo bem chato e artificial, longe do que o grande talento do ator pode render.

* Rafael Queiroga = Dirigiu clipes de bandas de rock, além da peça de Eduardo Sterblich (Minhas Sinceras Desculpas) do qual faz pequena participação também como ator. Emplacou também uma programa no canal a cabo 'Comedy Central' chamado 'Elmiro Miranda Show' onde faz paródias de apresentadores populares de TV.

* Rodrigo Capella = Foi para o programa 'A Fazenda' da Record, mas foi logo eliminado. Após o programa engatou a peça 'Comédia em Branco e Preto' junto a Marcelo Marrom. O forte de Capella não é o stand up e é Marrom quem se destaca.

* Tatá Werneck = Surpreendeu ao anunciar que faria a novela das nove da Globo. Contudo tem se destacado como a piriguete Valdirene na trama de Walcir Carrasco rendendo bons momentos na novela. Segundo críticos tem, inclusive, ofuscado outras atrizes na trama.

Uma pena que pelo menos metade da turma não tenha conseguido se manter em destaque, pois definitivamente era, e é, uma turma de muito talento. Queria dizer que todos terminaram felizes para sempre, mas não dá. Então: E todos não foram felizes para sempre...

Um comentário:

  1. eu era fã do comedia mtv fiquei mto triste quando acabou agora q cada um segui seu rumo ficou ruim pois eles era legal ver eles juntos

    ResponderExcluir